segunda-feira, 30 de novembro de 2009

##O TRATADOR E TREINADOR DE CÃES##

O TRATADOR E TREINADOR DE CÃES

Um Treinador e tratador de cães, é não mais do que uma pessoa habilitada a ministrar um treino completo a um cão. Existem aqueles treinadores que apesar de terem formação, não exercem a actividade profissionalmente por diversas razões. E existem aqueles que fazem disso a sua profissão.

Ao contrário do que se possa pensar, estes treinadores não são especializados só numa determinada área de treino. Algumas das áreas que o treino comporta são: Obediência, Guarda, Defesa, Busca e Salvamento, Busca e Detecção de Explosivos, Busca e Detecção de Estupefacientes, Recusa de Comida, etc. Apesar da vastidão de áreas em que se pode trabalhar, não se deve treinar um cão para mais do que uma área. Os cães são previamente submetidos a testes e consequentemente avaliados, nas suas capacidades físicas e instintivas, apurando desta forma a função adequada para cada um deles, de modo extrair o máximo de rendimento em quantidade e qualidade do cão.

Também as instalações são submetidas a análises de acordo com variados parâmetros, de modo a garantir o bem-estar dos animais e o seu conforto. Assim como a sua alimentação é cuidada, previamente seleccionada e devidamente doseada, para que se possa manter a saúde dos cães ao seu melhor nível.

Uso de violência em treino?

Muitas pessoas pensam que um cão se treina com recurso a actos de violência, ou que pelo menos os profissionais recorrem a esse tipo de filosofia para obter resultados rápidos e eficientes. Desenganem-se, pois um bom profissional não recorre a esse tipo de atitudes, não só pela afeição pelos animais mas também pelo profissionalismo. Pela minha experiência posso afirmar que é extremamente gratificante treinar um cão e ver o mesmo obedecer com alegria e satisfação de agrado ao dono, neste caso ao treinador.

É muito mais eficaz treinar um cão na base da alegria do que fazer o mesmo trabalho usando a violência. Se não reparem: certamente muitos de vós já viram cães treinados a reagirem às ordens dadas mas de orelhas baixas. Assim como certamente já viram precisamente o contrário, cães a reagirem a ordens com muita alegria e motivação. Pois bem o primeiro caso indica regra geral que o cão já sofreu algum tipo de atrocidade física sobretudo associada à ordem dada. Enquanto o segundo com o seu comportamento indica que associou a ordem dada a algum tipo de brincadeira imprimida pelo seu treinador.

Há que fazer distinção entre educação e treino. Enquanto a educação é não mais do que ensinar o cão a cumprir as regras básicas como os horários de refeições, o local de repouso, o pedido para ir à rua fazer as suas necessidades, e outros comportamentos essenciais à vida conjunta com os donos. O treino vai muito além disso. Este baseia-se sobretudo no aproveitamento dos instintos básicos do animal e no seu apuramento para que este assuma um comportamento desejado pelos donos perante certas situações. Assim sendo é necessário ter determinadas precauções a quando do treino, se este for mal conduzido pode levar a erros irreparáveis no comportamento do animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário