sábado, 5 de fevereiro de 2011

## Cães de Busca resgate tire suas duvidas##

Com a tragédia do desabamento de um edifício da Real engenharia em Belém, foram utilizados cães no auxilio na busca de pessoas soterradas .
Alguns profissionais( adestradores,civis e militares )entraram  em contato comigo perguntando de onde seriá esses cães que estavam auxiliando nas buscas dos soterrados ,outra pergunta que me foi feita se é possível um cão de resgate  treinar para buscar pessoas vivas e mortas simultaneamente!
Bom,primeiramente eu respondi que não sabia de quem era os cães,pois, não tinha conhecimento de nenhum cão em Belém que estivesse  sendo treinado para buscar e resgate!?
únicos cães que realmente é sabido no meio dos adestradores profissionais são os Antrax Pastor Belga ( fareja explosivo  armas )do  canil da  Policia Militar do Pará, que é testado e aprovado foi utilizado no Pan de 2007 no Rio  outros 2 cães da Policia Rodoviária Federal um malinois mix e um labrador(farejadores de entorpecente) nenhum dos 2 eu sei o nome, ano passado esses cães detectaram drogas(maconha)  entrando pelas rodovias do nosso estado esses 3 cães foram aprovado nos treinamento que foram submetido por isso estão trabalhando.
Em relação a segunda perguntar pesquisando sobre o assunto do treinamento se um cão pode fazer a buscar(treinar ) de pessoas vivas ou morta encontrei esse artigo de um 1º tenente da PM do ESPÍRITO SANTO . que adestra para esses fim:
   Os cães de busca e salvamento, também denominados de cães de resgate, são normalmente divididos em duas especialidades: busca de vítimas vivas e busca de pessoas mortas. 
O autor José Antonio Lopes Cardoso é 1º Tenente da PM do Espírito Santo e especialista em treinamento de cães policiais.
Bem, esse profissional diz que existe especializações no treinamento dos cães para o trabalho de  resgate com cães.
deixando claro, que cada cão é treinado para uma busca especifica pessoas VIVAS ou MORTAS!


NO ENTANTO,Independente da formação dos cães se foram treinados de acordo com as técnicas e normas exigidas para esse trabalho a intenção foi boa, pois, numa situação de emergência,calamidades, qualquer ajudar é sempre bem vinda,pois, o trabalho de resgate com cães para mim é umas das atividades mas nobre(junto com o cão guia de cego) que o cão pode prestar para o ser humano que é salvar  vidas  ou encontrar pessoas perdidas vivas ou mortas !


Depois dessa inciativa  de utilização de cães no resgate com certeza vai surgir grupos organizados voluntariamente para treinar seus cães para esse fim!


Parabéns, aos cães e seus condutores pela inciativa altruísta e  a utilização dos nossos amigos de quatro patas !


Marcio Santos