quinta-feira, 29 de outubro de 2009

#cão de guarda ##

Cães de Guarda

Entre nós a expressão é utilizada para designar qualquer cão que, habitualmente ao portão de uma moradia, ladra “ferozmente” aos transeuntes.
Porém, além do efeito dissuasor que tal comportamento pode incutir e que por si só tem relevância, é certo que estes cães, raras vezes possuem qualquer capacidade operacional.
Isto porque tal implica que lhe tivesse sido ministrado treino especifico, o qual é componente essencial para o cabal desempenho dessa missão que, sem ele, está necessariamente votada ao insucesso.
Com a agravante que, sendo omisso o treino, assim como a devida formação do dono e família, tais cães facilmente se poderão converter num perigo para a segurança daqueles que, em primeira linha, deviam proteger.
Sem o devido treino do cão, e formação de quem com ele lida, o “cão de guarda” é uma mera “ilusão”.


A utilização generalizada de binómios (Homem/Cão) ao nível das forças de segurança públicas e empresas de segurança privada é uma constante em países com tradição cinotécnica, como é o exemplo de França.
As suas missões vão desde a intervenção em operações tácticas, ao patrulhamento (urbano e de perímetros exteriores de dimensão relevante), passando pela manutenção da ordem pública (controle de pessoas em eventos).
Apesar do inegável valor operacional que tais binómios, Portugal está ainda um passo atrás neste campo, com muito poucas empresas de segurança privada a apostar nesta vertente.
O binómio é uma equipe, e nesta, importa dotar não só cão do treino adequado, mas também formar os seus condutores em matérias tão vastas que vão desde os aspectos fisiológicos do cão, às técnicas de condução e de intervenção e às condições legais em que as mesmas são admissíveis.


Algumas vantagens do Cão de Segurança/Guarda:

Forte poder de dissuasão;
Grande visibilidade no patrulhamento;
Intervenção graduada e proporcional (limitando-se a ladrar ou intervindo, com ou sem açaime/focinheira);
Não constitui uma arma letal;
Ao contrário de uma arma de fogo, não pode ser retirado ao seu condutor e usado contra ele;
Não pode entrar num circuíto de comércio ilegal e ser transaccionado para futura utilização em acções criminosas;
Cessa a sua intervenção ao "comando", ao contrário de uma arma de fogo que, uma vez disparada, o projéctil não tem retorno;
Imobilização e captura de suspeitos com menor taxa de incidentes;
Constitui simultaneamente alarme, elemento dissuasor e de intervenção;
Relação Custo/Beneficio (não tem salário, feriados ou horas extraordinárias).

## VIDEO !Ladrão é morto por pitbulls em Sorocaba##

http://www.youtube.com/watch?v=ylyyz2cyUik

AINDA DIZEM QUE O PIT BULL NÃO FAZ GUARDA ?