sexta-feira, 9 de julho de 2010

# Como demonstrar profissionalismo?

A demonstração de profissionalismo tem de acontecer naturalmente.
Você não acorda de manhã e pensa “sou um excelente profissional” e sai por aí espalhando a sua opinião aos 4 ventos...
O seu profissionalismo é identificado, percebido e confirmado pelos outros.
quem tem atitude profissional é reconhecido como profissional.
Mais uma vez é uma questão de percepção, onde a partir dos que os outros percebem, faz você se solidificar no mercado.
Quem é profissional se planeja, se importa com os impactos sobre o quê lhe cerca e sobre quem lhe cerca, entende o que significa ganhar ou perder.
Simplesmente percebe que é importante trabalhar pelo bem comum, pelo resultado para todos, pelo espírito de equipe e claro, sabe parar ou fazer parar um processo que é inadequado, seja este o que for.
Desta forma, as pessoas entendem que você é um aliado e sabem que podem contar com você como um colaborador, e por mais intenso que seja o seu ponto de vista é sempre para que haja apoio, solução, crescimento, e por isso sempre será muito bem vindo.
Ser profissional não é passar a mão na cabeça, mas é demonstrar o “norte”, seja este fácil de encontrar ou nem tanto assim.
É não esperar que todos lhe considerem especial por você considerar que tem excelência, mas que respeitem o seu posicionamento, por merecimento.
Demonstrar-se profissional depende muito mais do que você constrói ao longo de sua carreira do que a exposição que você tenha por um processo ou outro.
O processo da construção é a parte mais difícil, porque é povoado de experiências, de situações de maior ou menor sucesso, de acertos e erros, mas que no final das contas é positivo porque você se manteve íntegro e focado em seus valores pessoais.
O que importa é você sentir-se bem por se manter em você e não ter seguido tendências, pessoas ou opiniões por serem mais ou menos convenientes.
Demonstre-se profissional seguindo os seus valores, se importando com os outros e fazendo sempre a sua parte para construir.
Mantenha-se incansável, sem contar que os outros estão vendo e aprovando o que você faz.
O fundamental é que você mesmo veja e aprove o que faz, mantendo-se íntegro independentemente do que lhe cerca.
Ser reconhecido por demonstrar na atitude o seu profissionalismo é atingir a excelência do resultado no mundo dos negócios.

## sobre mitos de cães parte 1##