quinta-feira, 23 de junho de 2011

VIGILANTE É MORTO EM ASSALTO A PET SHOPING

O vigilante Alcântara do nascimento de 57 anos foi morto na tarde de sexta feira durante um assalto a um pet shop,  em Marituba . A vitima tentou impedir o delito utilizando um cão da raça rotwailler e acabou sendo baleado com um único tiro. Os bandidos fugiram apenas com dois celulares.
Os assaltantes entraram e anunciaram o assalto .em seguida renderam os funcionários .mas o local tem saída pela parte de trás e avisaram o vigilante .
Alcides, ao saber do assalto, pegou um dos cães que ajudam na vigilância noturna do local, da raça rotwailer, e foi até as dependências da loja.ele teria encurralado um dos assaltantes  com o cão que ameaçava o bandido . Alcides conteve o animal, nesse interim o assaltante apontou a arma em direção ao vigilante e atirou.
Após o disparo o cão se assustou e fugiu. Em seguida os dois assaltantes pegaram dois telefones celulares e fugiram na moto.
Comentário: Mas uma vez uma situação de assalto e morte de profissionais da segurança privada.
Infelizmente a imperícia na condução do cão somado a falta de adestramento do animal resultou numa tragédia com a morte de um pai de família, o uso do cão na atividade de guarda ou proteção não é diferente do uso de uma arma de fogo, ou seja, o cão deve estar devidamente habilitado (adestrado) para a função para não se intimidar com estampidos de tiros e atacar sob comando para ser rápido e instintivo na ação, formando uma dupla com seu condutor. No entanto o seu condutor (Vigia, vigilante ou policial) deve fazer um treinamento de condução de cães de guarda para poder aplicar corretamente o uso do cão numa situação de tentativa de assalto!

MARCIO SANTOS