sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

## O Cão como vigia ##


O Cão como vigiaO Cão de Guarda é uma ferramenta para quem necessita de segurança ostensiva em empresas como uma alternativa, agregando à segurança já existente, ou com a combinação cão e alarme, minimizando custos garantindo a mesma eficácia. O mesmo pode-se dizer do segmento da construção civil, principalmente em obras, sites de antenas de celulares, áreas portuárias e etc...
Não basta escolher um animal por sua ferocidade. Tanto para emprego na segurança de residências quanto de empresas, há uma série de cuidados que devem ser levados em conta, como o espaço adequado para o animal e o tratamento dispensado a ele.
Flávio Faccini Porto, da Protecães, especializada no aluguel de cães para segurança, afirma que os proprietários devem levar em conta as características de cada raça na hora de escolher um cão e observar o comportamento do animal desde pequeno.
- Não é de uma hora para outra que os cães ficam agressivos e atacam. É preciso observar mudanças de comportamentos, se possível, desde pequeno. O cão é o equipamento de segurança mais antigo. E muito eficiente, porque tem uma ostensividade muito grande - diz Porto.
Animais - Características das raças mais utilizadas em segurança
Raça
Temperamento
Físico
Freqüência de latido
Correspondência ao treinamento
Rottweiler
Forte
Robusto
Baixa
Rápida
Pastor Alemão
Acessível
Robusto
Elevada
Rápida
Fila Brasileiro
Forte
Robusto
Elevada
Médio
Doberman
Acessível
Médio
Elevada
Rápida
Dicas

Pesquise bem antes da compra: visite canis e, se possível, conheça os pais do filhote.

Procure comprar um cão com no máximo um ano, para que possa ser treinado e acostumado aos donos.

Se não há necessidade de buscar o cão mais feroz, procure aquele que melhor lhe satisfaça. O cão pode viver por mais de 10 anos.

Evite a compra de cães sem registro nem pedigree.

Ao comprar um cão de guarda, prefira as fêmeas, que têm melhor entrosamento com pessoas da casa. Os machos são mais agressivos.

Não bata no filhote.

É possível até a realização de um teste, aos 45 dias de vida do animal, para identificação do temperamento.

Acostume o filhote às crianças.

O cão não pode viver isolado da família: deve fazer parte dela e ter um bom relacionamento com todos.

Se o cachorro for mantido afastado das crianças, corre o risco de não reconhece-las e atacá-las como se fossem intrusas.

Não deixe seu filho pequeno a sós com um cão de guarda. Eduque-o para que ela saiba como brincar com o cão sem machucá-la.

Na rua, providencie uma boa guia e não entregue o animal a quem não tem complexidade física compatível.

Se ganhar visitas, prenda o animal.

Construa um canil ou um espaço fechado para prender o cão no momentos necessários.

Tenha equipamentos de segurança como guia, coleia e enforcador.

##Guarda Residencial ##

Guarda Residencial
O adestramento para essa finalidade visa preparar o cão para uma vigilância permanente - mesmo que o cão esteja dormindo, ele estará atento a qualquer ruído, por menor que seja. Dessa forma, o trabalho somente terá 100% de êxito quando as pessoas que convivem com o cão na residência exercitarem os comandos juntamente com o adestrador - os comandos são palavras que terão para o cão o valor de um código, sendo que as mesmas palavras ditas por um estranho não terão valor algum para o cão.
Cães (fêmea - Pit Bull e macho - Pastor Alemão) sendo trabalhadospara guarda residencial - 100% de guarda responsável.
Os moradores terão que conhecer todos os comportamentos do cão para dessa forma, perceber imediatamente uma tentativa de invasão da residência. Outra trabalho que é realizado dentro dessa modalidade é o condicionamento alimentar / recusa de alimentos (anti-envenenamento).
O adestramento para essa finalidade visa preparar o cão para uma vigilância permanente - mesmo que o cão esteja dormindo, ele estará atento a qualquer ruído, por menor que seja. Dessa forma, o trabalho somente terá 100% de êxito quando as pessoas que convivem com o cão na residência exercitarem os comandos juntamente com o adestrador - os comandos são palavras que terão para o cão o valor de um código, sendo que as mesmas palavras ditas por um estranho não terão valor algum para o cão.
Os moradores terão que conhecer todos os comportamentos do cão para dessa forma, perceber imediatamente uma tentativa de invasão da residência. Outra trabalho que é realizado dentro dessa modalidade é o condicionamento alimentar / recusa de alimentos (anti-envenenamento).

## GUARDA PATRIMONIAL ##

Guarda Patrimonial
No adestramento para essa finalidade o cão trabalha sozinho, isolado das pessoas. Os cães para esse tipo de trabalho são escolhidos e testados com relação a sua capacidade de ação, sua tenacidade, sua valentia e seu equilíbrio. Um cão de guarda patrimonial não deve atacar uma pessoa que esteja passando na calçada, mas somente quando esta tentar transpor os limites guardados.
O adestramento completo dessa modalidade compreende o básico e o avançado com total disciplina na obediência e no ataque e defesa com invasão territorial (feita por figurante profissional). MARCIO SANTOS prepara cães e funcionários de firmas e empresas que desejem colocar cães de guarda para a realização da segurança.

MARCIO SANTOS
Uso dos cães para a guarda
Os cães podem ser adestrados para o trabalho de guarda, seja ela residencial, pessoal, patrimonial ou mista, dependendo da finalidade desejada. O treimamento é realizado de forma consciente, utilizando-se o médoto de adestramento , que é extremamente técnico e eficiente. O cão estará sendo adestrado para que demonstre uma resposta de agressividade frente a situações específicas (tentavia de assalto, seqüestro ou uma invasão de propriedade) e também para que tenha um ótimo comportamento social, ao ponto de se tornar apto ao convívio com os humanos de forma educada e obediente.
Cuidado! Não se deixe enganar! Você não precisa esperar que seu cão tenha 2 anos para iniciar o treinamento para guarda. Este trabalho deve ser realizado de forma técnica, no momento em que o cão tiver entre 11 e 12 meses de idade, sempre com o acompanhamento do adestrador, que vai contratar um figurante profissional para a realização do trabalho. Os materiais utilizados durante o treinamento não devem oferecer nenhum risco à saúde física do animal, ao mesmo tempo que devem proporcionar total segurança para o figurante.

MARCIO SA NTOS: 8853-6746

## cães de guarda defesa e proteção ! ##


Cães de segurança
Com o crescimento alarmante da violência no país, principalmente nas grandes capitais, pode-se verificar roubos, furtos, invasão de residências e empresas, seqüestros de crianças nas proximidades de escolas, entre outros delitos. Dentro deste contexto, o serviço de segurança com cães está sendo cada vez mais procurado.
Das várias raças utilizadas em segurança, podemos citar algumas: Boxer, Bull Mastif, Dogue Alemão, Fila Brasileiro, Mastiff, Mastim Napolitano, Pastor Alemão, Pastor Belga, Pit Bull, Rottweiler, Schnauzer Gigante. É importante ressaltar que mesmo um cão sem raça definida, macho ou fêmea, quando adestrado corretamente, pode constituir um excelente cão de guarda. Cães adultos quando adestrados estarão aptos para este trabalho após 8 a 10 meses de treinamento, mas se forem filhotes, pode-se aplicar um método didático desde os 45 dias de vida do animal, visando "preparar o filhote para a vida adulta".
Os cães podem ser adestrados para o trabalho de guarda dependendo da finalidade desejada, seja ela residencial (o cão é preparado para uma vigilância permanente, incluindo dentro dessa modalidade o condicionamento alimentar / recusa de alimentos - anti-envenenamento), pessoal (o cão trabalha ao lado de seu protegido o tempo todo), patrimonial (o cão trabalha sozinho, isolado das pessoas) ou mista (funcionários de firmas ou vigilantes noturnos são preparados juntamente com os cães para atuarem nas localidades da empresa onde não se utilizam armas de fogo). Em qualquer uma das situações anteriormente descritas, o cão recebe um treinamento especial de obediência e equilíbrio emocional elevado e é adestrado para que demonstre uma resposta de agressividade frente a situações específicas (tentavia de assalto, seqüestro ou uma invasão de propriedade) e também para que tenha um ótimo comportamento social, tornando-se apto ao convívio com os humanos de forma educada e obediente.
Visando se obter uma guarda responsável e com 100% de êxito, é imprescindível a adoção de critérios e normas rigorosas no adestramento. Todo o treinamento deve ser acompanhado pelos donos ou responsáveis; não se deve utilizar choques ou petiscos durante o treinamento; não se deve fazer uso de violência como trancos na guia, punições, bombinhas, canudos de jornal ou ainda jogar água com a intenção de proibir ou induzir o cão a algum comportamento. Todo material utilizado durante o treinamento deve ser de boa qualidade e de excelente resistência, de modo a não oferecer nenhum risco a saúde física do cão, do proprietário ou do profissional (adestrador).
O adestramento tem que ser específico para os fins desejados, ensinando corretamente aos cães os comandos (palavras chave), estabelecendo um comportamento linguístico de comunicação entre o cão e o ser humano. O adestrador é um prestador de serviços, e dessa forma, ele precisa ter uma empresa devidamente regulamentada, registrada nos Órgãos Públicos do Estado. Assim, ele deve fornecer notas fiscais de prestação de serviço referentes às aulas de adestramento ministradas.
É muito importante que se tenha total controle dos cães de segurança e que estes sejam mantidos em locais seguros. Para isso, algumas medidas devem ser adotadas, tais como uso de materiais resistentes (guias, por exemplo), muros altos ao redor da residência ou empresa, portões resistentes e com tela, placas de aviso "Cuidado, cães de guarda!". Deve ser construído também um bom canil no local em que os cães permanecem, para se evitar acidentes durante a visita de amigos, parentes ou clientes que não tenham contato direto com os cães. Além disso, é fundamental que os proprietários de um cão de guarda (residencial, pessoal, patrimonial ou mista) tenham uma posse responsável sobre seus animais. O acompanhamento de um médico veterinário também é muito importante!
José Soares dos Santos NetoAdestrador e Juiz de Adestramento pela CBKC e FCIProprietário e Instrutor da Escola Hungaro Soares