segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

## Cães reforçam segurança privada##


A preocupação com os assaltos tem recrutado mais do que homens e equipamentos para fazer a segurança de condomínios residenciais e empresas. Em alguns deles, o reforço na vigilância vem do melhor amigo do homem.


A cena é cada vez mais comum nos condomínios residenciais de Fortaleza: vigias com cães de guarda. Cada dupla fica de plantão durante toda a noite e 24 horas por dia nos finais de semana, com revezamento por turno. Para aguentar o rojão, os cães recebem acompanhamento veterinário e treinamento com um adestrador. “Geralmente, a gente pega cães a partir de um ano, que é quando ele desenvolve o temperamento de guarda. O cachorro tem que ser obediente, de preferência um cão de gaurda. Tem que ser um cachorro treinado no máximo nível”, orienta o adestrador André Nascimento.

Não são apenas os cães que passam por um treinamento. Para exercer a função, os seguranças precisam fazer um curso de cinofilia, que, em Fortaleza, é ministrado pela Polícia Militar do Estado. Segundo o administrador de um condomínio do bairro Mucuripe, os moradores fizeram questão de escolher o serviço de vigilância com cães. “Eles preferem ter um cachorro que sabem que é atento, diferente de uma pessoa armada, que pode tentar mirar um alvo e errar. O cachorro com certeza vai em cima e domina completamente”, afirma Guilherme Colares, administrador do condomínio.

A empresa já possui cerca de 100 contratos na Capital. O gerente diz que o mercado é promissor. “Hoje, nós temos uma média de 60 cães e fazemos esse revezamento para eles também terem esse repouso pra aguentar a jornada de 12 horas”, explica Eládio Cavalcante, gerente operacional da empresa.

Para o segurança Océlio Mendes, um verdadeiro companheiro de trabalho. “Você sente o cachorro, e ele sente você e se cria um vínculo maravilhoso”, garante o segurança Océlio Mendes.

Segundo os adestradores, as raças mais cotadas para o serviço de segurança são Rottweiler e Pastor Alemão. São cães de guarda inteligentes e que atendem bem aos comandos.