terça-feira, 27 de outubro de 2009

##Linguagem Canina ##

Por linguagem canina entende-se um sistema qualquer de sinais vocais, táteis, olfativos, visuais, sonoros, e assim por diante, com o qual um ser consegue comunicar a outros seu estado psicológico. Para o cão pode-se falar de uma linguagem baseada em atitudes, sons, odores, gestos, cujo significado muitas pessoas desconhecem totalmente. Dessa compreensão depende o êxito do adestramento para qualquer finalidade: caça, guarda, defesa, procura, esporte, espetáculo, companhia, e assim por diante. Se o dono ou adestrador não conhecem a linguagem canina, ou não a compreendem totalmente, a interpretam mal, seus cães - por natureza sociáveis - vão sentir-se presos numa sociedade incompreensível, não podendo nunca estar felizes nem serem úteis. Tornar-se-ão animais infelizes por causa de donos ou adestradores incapazes: o cão incompreendido fica ansioso, psicologicamente desequilibrado, inútil todo o tempo.
A Ameaça e a Luta
A mímica da ameaça começa pela cauda, que se ergue reta, parada, como um mastro de bandeira. Ao mesmo tempo, os membros parecem enrijecer-se nas articulações e os curtos movimentos são quase coibidos. O cão em atitude de ameaça parece querer mostrar-se maior do que é de fato é, mais corpulento, mais alto: eleva o tronco, eriça os pelos da nuca e do dorso. Se a ameaça é contra outro cão, os olhos ficam fixos, a expressão torna-se dura e áspera. Imóveis o s dois adversários empenham-se numa prova de força psíquica, freqüentemente, a essa altura um dos dois se retrai, não resiste e renuncia à luta.
Anogenital
O homem, cujo sentido principal é a visão. Fita seus semelhantes na zona mais expressiva mais expressiva, o rosto. O cão, cujo sentido principal é o olfato, cheiram seus semelhantes nas partes mais expressivas, ou seja, a zona anogenital. Ali se encontram glândulas cutâneas que secretam substâncias odorosas de grande interesse para o cão, que estabelece (como nós olhando a fisionomia de outro ser humano) o sexo do outro cão, sua idade, suas condições de saúde e de ânimo. Além disso, o ato de cheirar é indicativo da posição hierárquica. O macho de grau superior tem direito à verificação anogenital de todos os machos inferiores, das fêmeas e dos jovens.
Arfagem
Assim como homem sua para manter constante a temperatura do corporal, o cão arfa para eliminar excesso de calor interno, já que não tem glândulas sudoríparas (nele elas só existem na planta dos pés). Por esse motivo o cão, para seguir um semelhante em determinado caminho, tem o hábito natural de procurar no solo a pista deixada pelo suor dos pés.
Audição
Depois do olfato, a audição e o principal sentido canino. Daí decorre uma mobilidade das orelhas que, freqüentemente, indica sentimentos e que, portanto, pode facilitar a compreensão da linguagem do cão.
Brincadeiras
Em todas fases da vida o cão é brincalhão, brincando, o cão adulto libera seus impulsos freqüentemente contidos na convivência com o homem.
Cauda
Nas diversas raças, a cauda assume variedades, formas e tipos. A cauda nos informa vários estados psicológicos do cão por ex: se o cão está com a cauda entre as pernas, ele está amedrontado, se o cão balança a cauda para você, significa que ele é amigável.

##Lidando com o Cão Dominante ##

Lidando com o Cão Dominante De Eugênio Gomes
Baseado no texto “Dealing With the Dominant Dog”, de Ed Frawley.











Introdução
Muitas pessoas, incluindo treinadores experientes, entendem mal a dominância nos cães.
Há muitas pessoas que dão informações ruins (informações perigosas) em como lidar com cães dominantes. Algumas pessoas não têm sequer um caminho para lidar com isto. Outros pensam que a força é o único modo de controlar este problema. Alguns pensam que, “sobrepor ao cão como cão alfa”, está resolvido.Esta é uma aproximação comum. Na maioria dos casos, é uma aproximação errada.
Além disto, muitas pessoas pensam que só devemos nos preocupar com a dominância em cães grandes e não em cães pequenos – isto também é um erro.Enquanto que um cão grande pode colocar um adulto no hospital, um cão pequeno pode colocar uma criança no hospital. Dominâncias de todos os tipos devem ser eliminadas ou, pelo menos, controladas em todos os cães.
A dominância é, freqüentemente, mas, nem sempre, mais fácil de se controlar usando nosso cérebro e o ambiente em que o cão é colocado.
Um dos maiores enganos que donos de cães novos comentem, é não perceber que, o filhote que eles acariciam é um animal de matilha. De fato, a maioria dos donos de cães nem sabe o que isto significa, muito menos entendem como é forte o impulso de matilha de seus cães. A falta de entendimento deste assunto muito importante, é o que cria a maior dificuldade.
Uma das melhores formas de começar a prender sobre a dominância, é estudar o comportamento de matilha dos lobos. Olhe a pesquisa feita com a matilha de lobos. Em uma matilha de lobos sempre tem um par de animais dominantes. Os lobos não mantêm a posição dominante lutando diariamente com os membros da matilha. Eles fazem por meios sutis. Postura corporal e atitude de jogo, são os principais fatores na manutenção da posição dominante.

Problemas de posições na matilha.
Posição dentro da matilha é algo grandioso para o animal. Um membro de matilha de posição mais baixa não desafia o líder da matilha por comida, ou agem agressivamente contra um membro mais alto da matilha quando ele tenta pegar a cama que o membro mais baixo estava dormindo. Líderes de matilha comem primeiros. Eles apossam dos melhores locais para dormir e não mostram agressão com os membros mais altos.
O que isto quer dizer é que: “se o seu cão rosna para você quando você se aproxima da vasilha de comida ou quando você se deita na cama onde ele estava ou rosna para você quando você tentar tirar o brinquedo dele, o cão não sente que você está na posição mais alta da matilha”. Quando o cão rosna para a esposa ou as crianças da família, ele se vê como o membro mais alto da família. Quando isto acontece, existe um problema a vista.
Quando a dominância começa?
Isto é uma situação extremamente rara para um cão mais jovem que 8 meses de idade mostrar sinais relativos a agressão. De fato, problemas de agressão mais sérios não aprecem até o cão entrar na maturidade. Isto acontece entre 15 e 36 meses de idade. A idade mais comum é em torno de 18 meses.
Como um cão maduro, seus instintos dizem para assumir a posição mais alta da matilha. Como um jovem que estava disposto a ser um seguidor, mas, se cresce e não recebe o próprio treinamento ou, se o treinamento foi deficiente (o que é mais freqüente) ou lhe era permitido mostrar comportamento de posição (por exemplo, deitar na cama ou na mobília) o direciona a tornar-se o membro mais alto da matilha. O comportamento relativo a este impulso é, freqüentemente, a agressão a outros membros da matilha. Cães que se apresentam rosnando, mostrando os dentes, beliscando ou mordendo qualquer um, vêm isto como a posição mais alta.
Freqüentemente, as pessoas confundem impulso de caça com dominância. Estas são duas totalmente diferentes e sem conexão.
Quando um filhote mastiga suas mãos ou a perna de suas calças (até mesmo rosnando) está exibindo impulso de caça. Filhotes brincam com seus companheiros de ninhada usando a boca. Quando eles levam isto para a família humana, eles, incorretamente, assumem isto como uma brincadeira com um novo membro da família humana.
Existem pessoas que pensam erradamente que possuem filhotes dominantes e, na realidade, possuem filhotes muito agradáveis e com excelentes impulsos de caça.
O treinamento de obediência é o primeiro passo no controle da dominância.
Simplesmente, quando você ensina ao seu cão a obedecer, você está estabelecendo o a sua posição de mais alta na matilha. Pense nisto. O cão alfa de uma matilha de lobos, nunca aceitaria ordens de um membro mais baixo na matilha. Quando a posição é um assunto importante para um animal de matilha, seguir comandos de um outro membro estabelece que este membro tem o grau mais alto da matilha.
Treinamento de obediência ruim, é uma das principais causas de problemas de dominância.
Quando você pensa em posição e comportamento de matilha, é fácil de entender como um treinamento de obediência ineficaz resulta em assuntos de dominância com cães adultos.
Quando o cão recusa a obedecer.
Quando o lobo alfa emite uma ordem, os membros da matilha escutam e obedecem ou, não sobrevivem. Quando os cães escolhem não obedecer aos seus donos, estão declarando que não respeitam a pessoa que está dando o comando. Cães que não seguem o comando pesam que são iguais ou mais altos que os membros da matilha familiar.
Cães são extremamente observadores. Isto os leva a determinar que você ou sua esposa ou outro membro da família não estão sendo consistentes dentro do que vocês esperam que eles obedeçam. Quando o cão observa que apenas tem que obedecer sob certas circunstâncias, isto é um curto passo para o cão começar a pensar que somente tem que obedecer quando quiser. Ele começa a imaginar que pode ignorar os comandos que quiser. Com alguns cães, isto traduz em desafiar seu dono ou a outro membro da família quando sua confiança tenha sido construída ao ponto aonde eles querem desafiar a mais alta posição da matilha.
Isto é o local exato onde os cães começam a mostrar seus dentes, rosnar para o dono, beliscar a mão que tenta tomar o brinquedo, etc. Se este cão tivesse passado por um treinamento de obediência em uma idade jovem, esta situação nunca teria evoluído, porque seria claro para eles quem é o líder na matilha. Esta é a razão por que tantos cães parecem viver felizes com a família até 12 a 18 meses de idade e então, de repente, a mudança. É quando o fluxo de hormônios e a falta do próprio treinamento de obediência surpreendem a família.
Uma espera muito longa para o treinamento de obediência.
Quando os donos esperam até a maturidade do cão para iniciar o treinamento, este resulta em alguns cães o pensamento “Porque eu tenho que obedecer esta pessoa? Eu sou mais forte do que ela. Porque eu tenho que fazer o que ela diz?”.
Em outras palavras, esperando muito para treinar um cão ou um treinamento ineficiente, o dono cria uma situação aonde ele tem que usar uma força extrema ou lutar com o cão para mostrar que ele é o mais forte.
Controlando todos os aspectos da vida de seu cão, ajuda no controle da dominância.
Enquanto alguns cães precisam somente do treinamento de obediência para terem a dominância sob controle, outros precisam de um trabalho adicional para estabelecerem o seu condutor como o líder da matilha. Donos, freqüentemente, permitem que algumas coisas aconteçam que ajudam a contribuir para o comportamento de dominância em seus cães.
Entender o comportamento de dominância sutil em um cão, ajuda as pessoas a entender como estabelecer elas mesmas a liderança da matilha em casa. Aqui estão alguns dos comportamentos dominantes que os cães apresentam:
• Dormir na cama com o dono.• Não permitir que o marido entre no quarto após o retorno de uma viagem.• Rosnar próximo de comidas ou brinquedos.• Não permitir que você tome o brinquedo mostrando agressão (e não apenas brincando).• Passar sempre primeiro nas portas.• Sempre descer primeiro as escadas.• Sendo extremamente um cão agressivo.• Resistindo o comando de deita quando lhe é dito para deitar.• Mostrando agressão para determinados amigos da família.
O quarto.
O controle da dominância começa em casa. A primeira coisa que nós precisamos fazer é ter total controle sobre o cão no que diz respeito aonde ele deve dormir, comer e brincar. O cão dominante nunca deve ser permitido dormir no quarto. O melhor local para dormir deve ser reservado ao líder da matilha (você). Faça o cão dormir na caixa em um quarto diferente do seu. Naturalmente, se o seu cão mora no canil, isto não se aplica.
Quando as pessoas trazem para casa um filhote de 8 semanas de idade, não há nada de errado colocá-lo no quarto aonde você dorme por uma semana até que ele se ajuste com a casa nova. Mas, tão logo ele se acostume com a caixa, ele deve ser mudado de quarto.
Brinquedos.
A medida em que um filhote cresce, não deve ser permitido que ele se torne possessivo com seus brinquedos. Tem que ser claro para o filhote que TODOS OS BRINQUEDOS SÃO SEUS, e você permite que ele brinque com OS SEUS BRINQUEDOS.
O dono não deveria brincar com o filhote de cabo de guerra. Este tipo de jogo é parte integrante do treinamento de proteção e não tem lugar neste cenário. O cabo de guerra cria problemas de dominância. Os cães se tornam mais confiantes quando os donos os deixam ganhar.
O condutor deve ser capaz de pegar o brinquedo a qualquer hora sem que o cão esboce nenhuma agressão.
Esta foto é exatamente um exemplo de como NÃO CRIAR SEUS CÃES. Um dos maiores enganos que donos de cães podem cometer,é permitir seus cães em mobílias ou camas. Isto causa briga de cães e aumenta o potencial de problemas de dominância. Neste caso, o cão pequeno, na parte e trás do sofá,quase foi morto pelos outros cães.
Hora do jantar.
Um cão com problemas de dominância, nunca deve se permitir que ele esteja na cozinha ou na sala de jantar quando a família come. A pior coisa que pode acontecer é alimentar um cão dominante na mesa. Novamente, o líder de matilha sempre come primeiro e pega o melhor pedaço da comida. Se o cão é um cão de casa, coloque-o na caixa ou em um outro quarto até a hora da comida. Alimentar o cão na mesa, aumentam seus problemas.
Comida.
Ser agressivo próximo à vasilha de comida, é um problema comum em alguns cães.Existem dois assuntos sobre a agressão de comida:
• Prevenir a agressão de comida em cães jovens;• Controle da agressão;
Eu vejo o assunto comida diferentemente de outras pessoas. Muitos treinadores irão dizer para você tomar a comida de seus cães ainda quando filhotes. Eu prefiro olhar isto com um foco diferente. Eu não quero que meu cão seja agressivo próximo à vasilha de comida dele. Eu não tenho certeza que isto se traduza em “que eu estou tomando a comida dele”.
Na realidade, eu penso que muitas pessoas comentem erros levando a comida de seus cães. Porque não olhar isto do ponto de vista do cão? – Você está com fome e sua mãe lhe dá um prato de batatas amassadas e peru. Assim que você estiver comendo, seu pai aparece e toma o seu prato de comida sem uma RAZÃOAPARENTE. Você nunca disse nada de errado ou fez qualquer coisa para ser punido perdendo sua comida. Após algum tempo, seu pai coloca o prato de volta mas toma-o novamente. Isto cria uma confusão em sua mente porque você olha para isto como que se estivesse sendo castigado.
Eu sinto que um caminho melhor é construir a confiança em meus filhotes. Eu os ensino que eu sou um sujeito bom e que sou justo com eles. Eu os treinei que eles têm que SE SENTAR antes que eu coloque a tigela de comida. Isto é algo que eles tem que fazer a vida inteira deles.
Quando meus filhotes estiverem comendo, eu falarei suavemente com eles e acariciarei suavemente suas costas. Eu faço isto muito calmamente. Eu quero que o filhote aprenda que quando eu estou próximo a ele quando ele come é uma coisa boa. Eu posso colocar minha mão na vasilha, mas, eu nunca levo a comida dele. Se ele mostrar agressão, eu o sacudirei e o repreenderei. Mas, se tudo é feito corretamente, ele aprenderá que não é ruim que eu esteja por perto quando ele se alimenta.
Com cães mais velhos, eu não estou certo se é válido brigar para ganhar a batalha. Se eu comprar um cão que já é agressivo próximo a sua comida, eu normalmente não forço o assunto. Eu ainda faço o cão se sentar para a tigela de comida. Mas, com estes cães, eu os alimento em suas caixas ou canil. Eu coloco a comida e me afasto. Com um cão agressivo de comida EU NUNCA DEIXO COMIDA NA VASÍLHA eEU NUNCA O ALIMENTO FORA DA CAIXA. Isto só causa desastres. Se existe ainda comida na vasilha, dez minutos após, eu abro a porta da caixa, tiro o cão e fecho a porta. O cão sai e eu tiro a comida. Ele só come uma vez ao dia – se ele não come, então ele está muito gordo ou não está com fome. Não prejudica um cão ficar um dia sem comida. Jejuar por um dia é saudável para o cão.
Acariciando seu cão.
Ter um bom laço com um cão dominante é importante. Estes cães vivem e morrem pela ordem da matilha. Um único modo de manter o controle é manter um bom relacionamento. Mas isto deve ser feito sob suas condições.
Um cão que vem até você e tenta forçar você a acariciá-lo quando você está lendo um papel ou trabalhando no computador, está mostrando uma forma de comportamento dominante. Não permita que isto aconteça. Faça com que o cão deite. Certamente, controlando seu comportamento através do uso de um longo deita, é uma das melhores formas de você mesmo estabelecer a sua liderança.
Quase todos os cães querem ser acariciados. Mas, existe uma diferença entre um cão feliz, amigável, que apenas quer um carinho e um cão que quer forçar sua atenção quando você estiver ocupado fazendo alguma coisa. Se seu cão não apresenta nenhum outro sintoma de dominância, exceto, esperar ser acariciado, você não tem muitos problemas. A solução é sempre fazer o cão fazer alguma coisa antes de ser acariciado, Comande um SENTA ou um DEITA antes de acariciá-lo.
Portas e escadas.
Nunca permita seu cão entrar no quarto ou passar por uma porta ou descer as escadas antes de você. Isto significa muito pouco para os humanos e muito para os cães com tendência para dominância. Faça o cão se sentar sempre que você abrir a porta. Do mesmo jeito que você manda sentar antes de colocar a vasilha de comida.
Se um de meus cães tenta passar por mim quando estou descendo a escada, eu uso o joelho para imprensá-lo na parede. Eu ensino ao cão que ESPERE o comando para descer. Eu então uso este comando nas portas. Se eu tiver que usar um colar de grampos e uma guia (curta e sem alça para não agarrar nos móveis) em casa, eu farei isto.
Mostrando agressão com os amigos da família.
Quando o cão mostra agressão com certas visitas em sua casa, isto é uma forma de dominância. Pessoas com cães pequenos pensam que isto pode ser interessante e outros estão satisfeitos que seus cães estão agindo como protetores. Ambos estão errados. Este comportamento precisa ser controlado. O cão precisa ser ensinado que este comportamento é inaceitável.
O caminho mais fácil é repreender o cão e colocá-lo na caixa ou colocá-lo em um quarto diferente. Quando você mostra a ele que você controla este comportamento sempre, você está estabelecendo sua liderança na matilha. Na matilha, é o líder da matilha que determina quem e quando lutar. Se nós permitimos nossos cães determinar quem atacar, nós estamos permitindo sua dominância.
Pessoas que treinam seus cães de proteção (schutzhund ou trabalho de polícia) podem pensar que isto é falso, pois, estes cães saem e trabalham por conta própria. Na realidade, um cão de schutzhund, o cão de proteção pessoal e o cão de serviço de polícia não trabalham por conta própria. Através do treinamento, o condutor estabelece regras. O cão aprende quando pode e não pode morder. O fato é que o treinamento de proteção ajuda a estabelecer a ordem na matilha.

##Dog Attack Styles##

VIDEO MUITO BOM MOSTRANDO O ESTILO DE ATAQUE DE ALGUMAS RAÇAS !
http://www.youtube.com/watch?v=MZm037jPNgc&feature=fvw

##Mudanças do Pastor Alemão ##

Video que mostra a "evolução" do Pastor Alemão de beleza entre os anos 1940 a2000 e também os Pastores de linha americana (AKC).http://www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=SRU8UdMnssU&NR=1

##SEGREDO DO PEDIGREE##.

http://www.viddler.com/explore/dfraga/videos/17/

DOCUMENTARIO SOBRE OS PROBLEMAS DOS CÃES ATUAIS. VEJA E REFLITA !