sexta-feira, 30 de outubro de 2009

##CARATER DE UM BOM PARA GUARDA #

Os dotes caracteriais de um cão são:
O TEMPERAMENTO que é a capacidade de reagir com mais ou menos velocidade aos estímulos positivos ou negativos. Quanto mais rápida é a reação, melhor ou mais alto seu temperamento.
A TÊMPERA: é a capacidade de suportar situações e estímulos externos negativos e esquecê-los em pouco tempo. Pode ser "mole" ou "dura". Sujeitos "moles" são inúteis. Os "duros" precisam de um adestrador capaz.
A COMBATIVIDADE: é o dote natural relacionada à capacidade de responder a estímulos externos negativos com duas ações contemporâneas: a luta e a mordida.
AGRESSIVIDADE: é uma qualidade natural estreitamente relacionada à conservação da espécie. É a reação disparada quando o cão considera que haja um perigo para ele e seu ambiente (por exemplo.: espaço limitado. defesa da prole, nutrição, etc.)
DOCILIDADE: é a capacidade do cão de aceitar o homem como seu superior natural, sem que este use repressão ou submissão.
SOCIABILIDADE: capacidade do cão de socializar com o gênero humano.
VIGILÂNCIA: é a capacidade de avisar ou indicar velozmente a presençaa de estranhos ou a aproximação de perigos externos tanto para o cão como para o homem. A vigilância é fortemente relacionada ao "território" e portanto aquele "espaço" ideal que o cão considera sendo seu.
CURIOSIDADE: interesse do cão por tudo o que o circunda, com particular uso do olfato; é derivado do instinto predatório.