quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

## CÃES BANDOG FAZENDO PROVA PROTEÇÃO ! ##


Tom Riche and Lucero's Jaws of Working Class K-9

## UM POUCO DA HISTORIA DESSES CÃES BANDOG ! ##


BULMASTIM BRASILEIRO / BRAZILIAN BULLMASTIFF (BANDOGUE / BANDOGGE)

Bandog é uma denominação genérica a todo cruzamento de molossóides, seja qual for o tipo (Mastim Napolitano, Mastife Inglês, Rottweiller, Fila Brasileiro, etc), embora a maioria tenha 50% de "Bull Breeds" (raças de cães boiadeiros) como o Staffordshire Bull Terrier ou o American Pit Bull, esses dois normalmente mais utilizados como um dos componentes do cruzamento. Deve-se lembrar que o Pit Bull é uma raça derivada do cruzamento de cães ingleses boiadeiros (Bulls) com cães Terriers.
Portanto o Bandog não é uma raça pura, nem tampouco uma raça que seja resultado de cruzamentos cuja progênie, por várias gerações, venha mantendo inalteradas as características físicas ou de temperamento.

A palavra "Banda", em saxão antigo, significava "corrente", por isso "Bandogge" era a designação dada a quaisquer "cão de corrente" que geralmente ficavam presos de dia e eram soltos à noite. Esses cães eram reconhecidamente do tipo de guarda, sendo que qualquer um que não tivesse um pouco do sangue de molossos, era eliminado. Isso significa que qualquer cruzamento de molossos poderia certamente ser chamado de Bandog.
Um método comum de produzir Bandogges é através do cruzamento de Pit Bulls machos com fêmeas Bullmastifes. Alguns se referem a esse cruzamento como Bandog enquanto outros, principalmente nos Estados Unidos, o conhecem como Pitbullmastifes.

No final dos anos 60 um veterinário, Dr. Swinford, deu início a um programa de criação que visava produzir o que ele considerava ser o melhor dos cães de proteção. Sua metodologia consistia em desenvolver cães que seriam o produto de cruzamento 50% American Pit Bull Terrier e 50% de um "grande molosso", sendo os cães resultantes chamados de Swinford Bandogges.
O método mais comumente empregado para produzir o chamado "American Bandogge" é cruzar um macho American Pit Bull Terrier com capacidade de trabalho comprovada, com uma fêmea Mastim Napolitano grande e forte.

O Bandog é um cão desenvolvido para guarda, proteção e luta. Deve-se ter muito cuidado com a maneira de criar um filhote para que ele possa se tornar um cão obediente, confiável e controlável. Seu dono deve ser uma pessoa dominante, porém carinhosa e paciente. A socialização deve ocorrer desde muito cedo para que o cão não se torne um "matador" descontrolado. A convivência com crianças não é recomendada, já que são cães de guarda e combate. Apesar de alguns criadores afirmarem que o Bandogge é um cão extremamente inteligente, confiável e muito servil, cabe lembrar que ele é um meio-sangue de duas raças de cães sabidamente agressivos, de defesa e ataque, e, portanto, todo cuidado deve ser tomado.

A pelagem é sempre curta.

A cor predominante é o preto rajado, mas o preto, azul, castanho-avermelhado ou amarelado são bem comuns.

Na aparência geral o Bandog (Swinford Bandogge) deve ser um cão de porte grande, com muita massa muscular, robusto, forte, mas com aparência atlética e ágil. Deve-se sempre lembrar que a raça provém de um cruzamento de raças distintas e devido a isso produtos de uma mesma ninhada podem ser muito diferentes, tanto em aparência, como no tamanho e temperamento.

## veja o padrão eleborado para seus cães de guarda SÃO EXPORTADO PARA O MUNDO TODO !##








BULLMASTIFF BRASILEIRO Revisão: A-2009
ORIGEM E DESENVOLVIMENTO
O Bullmastiff Brasileiro (BMB) é uma raça moderna que teve seu inicio em 1988 através do cruzamento de cães do Canil Redcapo´s com um padreador Bullmastif Inglês, duas matrizes Dogue de Bordeaux, um pouco de sangue Tosa Inu vindo de um cão chamado Smoke e diversas linhagens de Filas Brasileiros de trabalho, encontrados na região de Coronel Xavier Chaves, Minas Gerais, sendo o principal deles um cão do canil São José da Lapa, CAFIB.
O primeiro passo foi escrever um Padrão Racial focado nas necessidades dos fazendeiros de Gado de Corte e Leite, que buscavam um cão com bom temperamento, conformação e rusticidade para trabalho. O programa de melhoramento utilizado visou a obtenção de linhas de sangue complementares (multi-linha), selecionando indivíduos superiores, através da seleção natural em fazendas.
O registro é feito em uma Associação de reconhecimento Internacional de raças de trabalho a WMBO americana.
Futuro: O programa de melhoramento para 2009-2010 esta sendo realizado com a introdução de mais duas raças do Grupo “Mastiff” o Rotweiller e o Boxer que serão retrocruzados com linhas antigas e estáveis de Bullmastifs Brasileiros.
RUSTICIDADE
O BMB é um cão naturalmente saudável. A seleção Natural característica da raça, vem sendo desenvolvida graças as criações em ambientes com manejos rústicos, Fazendas, contribuindo para o alto vigor da raça. A visita ao Veterinário deve ser mínima e normalmente os cães recuperam-se rapidamente de qualquer eventual anormalidade. A preferência de cores do pelo e da pele escuras são uma das preocupações da raça no sentido de evitar problemas de saúde relacionados à pele comuns nas raças utilizadas.
CUIDADOS ESPECIAIS E TREINAMENTO
As linhagens de BMB foram “desenhadas” para pessoas que admiram cães obedientes. Um cão BMB jovem já demonstra seu potencial atlético após os seis meses de idade ou seja persistência, tenacidade e muita coragem; já mordendo forte para a idade,por isso recomenda-se sempre , que os filhotes tenham contato permanente com crianças e recebam treinamento de comando básico. Crianças com idade inferior a 4 anos, por não terem maturidade suficiente, não devem brincar desacompanhadas com filhotes abaixo de 5 meses, pois os dentes de leite são muito afiados e as brincadeiras brutas podem acarretar em pequenos acidentes. As brincadeiras de pular ficando em pé com as patas em cima das pessoas não deve
ser encorajada e se possível reprimida na fase jovem, de fácil aprendizado bastando um simples treinamento para evitar tornar-se um vício na fase adulta.Outra preocupação é a inclinação natural para guarda.Recomenda-se o uso de treinadores qualificados, mesmo na fase adulta, exceto no caso de criadores experientes.
A raça requer o mínimo de cuidados e possui baixa mantença (quantidade de alimento para necessária para o seu peso). A raça é inteligente, aprende rápido, possui bom faro e são sensitivos, características que fazem da raça um guardião natural, sendo eficaz para residências e fazendas, sabendo distinguir um convidado de um “inimigo”. Por ser de pelo curto exige poucos cuidados porem é essencial uma boa nutrição, mas na quantidade correta.
Devido ao temperamento típico da raça, é natural seu uso em esportes radicais, seja acompanhando o dono a pé, bicicleta, a cavalo ou mesmo em cavalgadas longas se devidamente treinado e quando treinado para guarda são extremamente competentes, sem igual, sendo o primeiro na defesa da família e da propriedade contra qualquer perigo eminente.
ADAPTABILIDADE
O BMB se adapta a qualquer tipo de ambiente desde que tenha ao seu lado a presença de seu dono que deve liderá-lo. Ele se mistura com outros cães e crianças e pode viver facilmente em residências urbanas desde que possa se exercitar na quantidade necessária. A raça é famosa pela sua rusticidade natural e saúde fazendo com que a mesma se adapte a qualquer circunstancia e ambiente, desde regiões áridas, quentes e úmidas ou até regiões de baixas temperaturas com neve ou geadas.
PADRÃO DA RAÇA
O padrão foi escrito para permitir que os criadores amadores pudessem selecionar indivíduos de melhor conformação e temperamento requeridos para o trabalho duro em Fazendas de gado de corte e leite, que exigem um cão versátil e rústico de fácil criação. A sua missão principal é para lidar com situações de guarda para proteger o dono e sua família e toda a criação, sem necessidade de nenhum treinamento específico. Os tigrados e pretos menos visíveis a noite são mais desejáveis para o trabalho de guarda.
CARACTERISTICAS
A característica da raça são de um cão confiável para guarda e como boiadeiro, eficiente de dia e extremamente alerta á noite. Deve ser capaz de diferenciar amigos de inimigos. Seu temperamento combina potencia, agilidade, equilíbrio, vigor e espiritualidade. Na sua maioridade e fora de seu ambiente e sobre influencia de seu dono deve demonstrar indiferença com transeuntes.
APARÊNCIA GERAL: Estrutura compacta para o tamanho, de grande força física, robusto, um cão ativo e elegante, peito largo e profundo, de porte médio, proporcional, dando impressão de potencia.
O objetivo da guarda é derrubar um homem no chão e como boiadeiro é de servir ao uso geral em fazendas de gado, devendo ter a capacidade de juntar um rebanho trazendo-os para o curral sem morder ou derrubá-los. Deve ser extremamente ágil e inteligente defendendo o gado de predadores eventuais.
A raça deve possuir duas linhas típicas de tamanho; uma leve especialmente para as fêmeas e outra pesada para os machos.
PROVA DE TRABALHO: Obrigatória.
COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: Guardião nato. Cão inteligente e dócil somente com as pessoas da casa. Deve possuir extrema coragem e mostrar submissão à disciplina ante seu dono. Deve ser preferencialmente amistoso com outros animais e cães. Mas, deve ser destemido quando provocado ou sob comando. Gosta de estar com toda a família principalmente com crianças , mas é um cão de “poucos amigos”, principalmente quando o dono não esta em casa.
CABEÇA: Pesada, larga e robusta. Possui rugas , principalmente quando em atenção. Formato quadrado a levemente arredondado, olhando de frente o topo da cabeça é levemente separada em duas partes e com uma linha longitudinal, sutil separando-as até o stop que deve ser leve.
REGIÃO CRANIANA
Crânio: O perímetro do crânio na altura das orelhas deve ser aproximadamente a altura do cão medido na altura da cernelha, sendo o ideal aproximadamente 70 cm.
REGIÃO FACIAL
Mascara preta é recomendada.
Trufa: preta, ou vermelha seguindo preferencialmente a cor da pelagem.
Focinho: Levemente prognata, ou torques com boca de mandíbula forte e potente. A mordida pesada é típica na raça e deve ser fator preponderante na seleção dos padreadores e matrizes.
Lábios: De médio a longos ou pendentes.
Olhos: Ovais ou amendoados podendo ser levemente arredondado, de cor próximo ao da pelagem.
Orelhas: médias, semi caídas ou pendentes, com a pele grossa, de implante médio a alto.
Pescoço: grosso, forte, com barbelas.
MOVIMENTO
O galope é de grande velocidade e elasticidade, permitindo o cão trabalhar com gado ou caçar pequenos roedores (ratos). Quando em trote deve aparentar suavidade, sofisticação e charme.
POSTERIORES
A parte traseira principalmente na região lombar deve ser bem musculosa as pernas são bem torneadas e pesadas com ombros fortes e com pés grandes. Angulações corretas na região coxo- femoral e nos jarretes. Os jarretes ligeiramente fechados são permitidos desde que toda as outras angulações forem corretas e o cão tenha boa movimentação. Garupa forte e arredonda.
ANTERIORES:
Pernas dianteiras paralelas, tórax amplo e com boa profundidade de peito, patas devem ser grandes. São permitidas patas ligeiramente viradas para fora se o cão tiver boa movimentação, mas não é preferível. Patas com dedos abertos e “espalhadas” e com angulações incorretas é uma falta grave. O conjunto ombro pernas dianteiras deve ser visivelmente musculosos e denotar potencia.
CAUDA:
Devem se apresentar de porte baixo á médio e levemente viradas para cima.Quando o cão estiver em estado de alerta a cauda tende a levantar. Inserção média.
PELE:
O cão poderá apresentar pele solta no corpo, mas sem exagero, com rugas na face e barbelas.
PELAGEM:
Pelo curto. Qualquer variação de tigrados, pretos, vermelhos e “Fawn” são permitidas com marcações brancas em mais ou menos 30 % do corpo. Brancos são raros mais permitidos.
ALTURA (média)
Machos: 70 cm.
Fêmeas: 50 cm.
PESO (média)
Machos: acima de 40-55 kg. Fêmeas: acima de 35-50 kg.
FALTAS: Qualquer desvio dos termos deste padrão deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade.
NOTA:· Os machos devem apresentar os dois testículos.Todo cão que apresentar qualquer sinal de anomalia física ou comportamental deve ser desqualificado.
TESTE DE TEMPERAMENTO PARA A RAÇA
1º O condutor conduzirá o cão com guia, e este preferencialmente não deverá permitir a aproximação de pessoas estranhas, quando entrarem no raio de ação da guia, podendo ficar em relação a elas indiferente.
2º Um figurante munido de manga adequada ou proteção mais ampla de mesma natureza provocará o cão, que deverá reagir sem qualquer recuo, mordendo firmemente a manga. O figurante deverá exercer pressão psicológica sobre o cão. Após 10 segundos, no mínimo, o condutor deverá ordenar ao cão que solte a manga, e este deverá fazê-lo dentro de 4 segundos. Após, o figurante largar a manga e o cão deverá se focar no figurante e não nesta. Não serão aprovados cães que soltarem antes do comando, bem como aqueles que não o fizerem decorridos 4 segundos do comando. Não serão aprovados cães que continuarem se focando na manga deixada ao solo ou que desligarem sua atenção do figurante. Será considerado apto o cão que for aprovado por dois árbitros diferentes em duas ocasiões distintas com um intervalo mínimo de 30 dias entre elas. Será proibido o uso de enforcadores de grampos no momento do teste. Os cães deverão se apresentar em adequadas condições de higiene e saúde.
QUALIDADES
O Bullmastiff Brasileiro é devotado, de fácil treinamento, cheio de vida, gosta de ambientes aquático sendo um bom caçador de roedores. É uma raça que gosta de acompanhar o dono em caminhadas longas a pé, bicicleta, ou a cavalo por horas a fio sem demonstrar fadiga desde que treinado adequadamente. Em termos de trabalho o Bullmastiff Brasileiro deve ser um cão de guarda, boiadeiro e esportista sem sacrificar nenhuma das três qualidades.
PARA OS CÉTICOS AQUI ESTA O LINK NA NET:

REDCAPO'S BULL MASTIFF >>> THE TRUE TYPE >>> WORKING MOLOSSOS

## cães de guarda desenvolvidos no brasil ##


BULMASTIM BRASILEIRO / BRAZILIAN BULLMASTIFF (BANDOGUE / BANDOGGE)
o criador desse tipo de cão de guarda exporta para todo o mundo seus cães bandog brasil !

## O BOXER ##








Boxer

Outros nomes
Deutscher Boxer

Origem:
Alemanha

Cão de trabalho; boiadeiro, guarda e defesa.

Aspecto geral:
O boxer é um cão de tamanho médio e muito robusto. Tem uma musculatura bastante desenvolvida, é muito enérgico e apresenta um aspecto altivo e seguro. É assim um excelente cão de guarda mas, para além disso, é também um óptimo e fiel amigo.

Comportamento:
Os cães desta raça caracterizam-se por serem particularmente tranquilos e confiantes e terem um comportamento muito equilibrado. Estes animais precisam de muito exercício físico e companhia, sendo por isso uma má escolha para quem mora num pequeno apartamento.

No seu espaço, o boxer é um cão de extrema fidelidade para com os donos, muito territorialista. Com os estranhos, tende sempre a ser desconfiado e até um pouco agressivo, para mostrar que aquele é o seu território e que o defenderá de qualquer forma. Estará por isso atento a qualquer movimento estranho.

Para as crianças da casa, ou com aquelas a que está habituado, é um excelente guarda, mas também um bom amigo de brincadeiras, principalmente se estas forem do género de correr e saltar. Não gosta muito de ficar imóvel para lhe fazerem aquelas maldades que as crianças gostam de fazer ao cães.

Alguns animais desta raça tendem a ser pouco simpáticos para com outros cães da casa, já que querem dominar e ser o chefe da matilha. Com cães estranhos, tendem a ser um pouco agressivos, principalmente os machos.

É um cão fácil de educar, se o dono mostrar um pouco de firmeza, e desta forma será obediente, fiel e fácil de dominar.

Tamanho:
Os boxers adultos machos atingem uma altura média de 60 cm, sendo as fêmeas um pouco mais pequenas.

Peso:
Os machos adultos atingem por vezes um pouco mais de 30 kg; as fêmeas ficam por volta dos 25 kg.

Cores mais comuns:
Castanho com máscara preta, castanho, tigrado, tigrado e branco e castanho e branco.

Esperança de vida
Cerca de 12 anos