segunda-feira, 5 de outubro de 2009

## o perfil de um adestrador ##


“Profissional que trabalha ensinando e treinando animais”Fonte: Redação Brasil Profissões
O que é ser um adestrador?
Adestrador é o profissional que trabalha com o adestramento de animais como o cachorro e o cavalo, ou seja, o profissional que treina o animal para diversas situações, conseguindo assim atingir o controle do comportamento e a obediência. O tipo de adestramento aplicado depende do objetivo do dono do animal, que vai desde o adestramento básico, até a adaptação para cães-guia, ou policiais.
Quais as características desejáveis para ser um adestrador?
Para ser um adestrador o mais importante é que o indivíduo goste de animais e que os trate bem. Outras características desejáveis são:
responsabilidade
paciência
metodologia
dinamismo
raciocínio rápido
facilidade de lidar com os animais
calma
capacidade de observação
agilidade
capacidade de organização
Qual a formação necessária para ser um adestrador?
Não existe formação mínima e específica para ser um adestrador de animais, porém, é necessário aprender a profissão e as técnicas de adestramento através de cursos e treinamentos. Tais cursos, na maioria das vezes, são requisitados pelos contratantes ou empregadores. Existem também cursos mais específicos para cada técnica e cada espécie de animal que será adestrado, que são muito importantes para o desenvolvimento profissional de indivíduo.
Principais atividades
conhecer o animal com o qual irá trabalhar
conversar com o dono e descobrir no que irá basear o adestramento, ou seja, qual seu objetivo
elaborar um método de adestramento específico para aquele animal, aplicando as técnicas específicas, levando em conta o objetivo do processo
tratar bem o animal e ganhar sua confiança
nunca bater no animal
aplicar as técnicas de adestramento
oferecer aos animais recompensas pelo seu aprendizado, geralmente biscoitos ou ossinhos, no caso dos cachorros
mostrar ao dono do animal a qualidade de a amplitude do adestramento aplicado
Áreas de atuação e especialidades
O adestrador pode trabalhar com diversos tipos de animais, entretanto os mais comuns são o cachorro e o cavalo. No trabalho com o cavalo, geralmente, o objetivo é o adestramento de sela, ou seja, o profissional adestra o cavalo para que ele permita que alguém o monte, entenda os comandos e até mesmo para a realização de provas de hipismo. Já com o cachorro, os objetivos do adestramento são mais amplos, como o adestramento para caça, proteção do lar, trabalho policial, atuação como cão-guia, farejamento, salvamentos, exibições públicas, etc.
Mercado de trabalho
O mercado de trabalho para esse profissional é estável e está em situação de lento crescimento. Tal fato deve-se à constante e crescente preocupação com os bichos de estimação, ou seja, com a cada vez maior “humanização” dos animais que passaram a ser considerados membros da família e ganham tratamentos cada vez mais especializados e personalizados.

##A realidade sobre profissão de adestrador##

Como escolher um adestrador?
Cuidado! Profissão não é regulamentada no Brasil, abrindo margem aos "picaretas"
O adestramento, muitas vezes, é necessário para algumas raças de cães ou determinadas situações especiais. São candidatos ao adestramento os cachorros de raças grandes, difíceis de serem conduzidos durante um passeio, ou ainda os cães que "levam" o dono para passear. Além deles, deve se adestrar aqueles que são totalmente "anti-sociais", que atacam outros animais ou pessoas.Mas como escolher um bom adestrador? No Brasil, a profissão de adestrador não é regulamentada, portanto, qualquer pessoa pode se intitular adestrador de cães. Existem excelentes profissionais, no entanto, há aqueles que, sem experiência alguma ou conhecimento mínimo sobre comportamento animal, tentam "ensinar" os cães de maneira violenta.O diretor de adestramento da Sociedade Valeparaibana Cães Pastores Alemães, Sergio de Oliveira, explica que como todo bom profissional, um adestrador deve ser capaz de cumprir metas estabelecidas, respeitar horários, além de ter boas recomendações de pessoas para as quais já prestou serviços.Ele ressalta ainda que como a profissão não é regulamentada, também não existe um órgão que fiscalize os profissionais nem que exija habilitação formal. Mas, segundo Oliveira, a observação de alguns itens podem ajudar na hora de escolher o adestrador.Na opinião de Oliveira, um bom adestrador deverá indicar antigos clientes como referências, que devem ser conferidas pelo dono do cão. "O profissional deve ser capaz de avaliar o animal e ajudar o seu dono na decisão correta de como e o que trabalhar no animal", lembra o diretor de adestamento.
SINCERIDADE - Oliveira ressalta ainda que o profissional precisa ser idôneo e responsável para contra-indicar determinados tipos de treinamento, por exemplo, proteção, quando o animal não for apto ou não tiver temperamento para tal serviço, mesmo que o proprietário insista nisto. "Se mostrar interessado no animal e trabalhar de forma dinâmica e motivada", acrescenta.
"O profissional deve repassar informações sobre o andamento do treinamento de forma freqüente e clara, não deixando dúvidas sobre o trabalho realizado, além de estabelecer e cumprir metas e prazos", explica o diretor.Outra importante orientação é que o contratante deve participar periodicamente das aulas. O adestrador deve orientá-lo sobre o manuseio correto do cão, comandos e reações do animal. "É importante ainda que o profissional informe ao proprietário o tipo de cão que ele tem em mãos e qual a melhor forma de interação com ele", conclui.
texto retirado do site www.svcpa.org
A Sociedade Valeparaibana de Cães Pastores fica na rua Santarém, 724, no Parque Industrial, em São José dos Campos. Site: www.svcpa.org

##todos os nossos cães são devidamente adestrados(habilitados) para a guarda !#

american starforshire.


Pastor alemão.



Rotwailler.