domingo, 23 de janeiro de 2011

## OS PRINCIPAIS CÃES DE GUARDA E PROTEÇÃO Nº 1 ##

PASTOR MALINOISpor Alessandro Pelletti

foto: Pastor de Malinois
Canil Dog Master
Normalmente, ao descrevermos um Malinois, usamos a palavra “quadrado” pois uma das características mais marcantes desta raça é que o animal tem a altura muito próxima ao comprimento.

O Malinois padrão é um cão de paradoxos, sendo musculoso sem ser pesado, tem constituição bem sólida, mas é ágil e principalmente tem um porte orgulhoso.

O Malinois é um dos quatro tipos de pastor belga (Malinois, Tervuren, Laekenois e Groenendael), possivelmente o que tem maior instinto de proteção e territorialismo.

É uma raça que tem tendência a ser tímida e sensível, sendo necessária socialização e adestramento desde muito cedo.

É preciso saber escolher bem o adestrador para estes cães, pois uma pessoa sem muita experiência, que não saiba dosar os níveis de carinho e rigidez pode facilmente transformar o cão num monstro de não cooperação.

O Malinois desempenha bem todos os trabalhos ligados à segurança. Vem sendo usado por polícias de todo o mundo como cão de ponta, trabalhando normalmente em situações de grande risco, contra criminosos armados, uma vez que sua velocidade, agilidade e ferocidade são uma enorme vantagem.

A polícia canadense e francesa usa quase sempre estes cães em casos com reféns, com índices de sucesso surpreendentes. Seu perfil ainda faz com que ele seja excelente para competições de schutzhund e ringsport.

Apesar disto tudo, o Malinois é um bom cão de companhia, e poderá ser bem tolerante com crianças desde que acostumado desde cedo. Aliás, ele se sente muito realizado convivendo com a família. Não é um cão que possa “ficar largado no quintal” por muito tempo.

Boas linhagens criam exemplares com nível de foco para trabalho impressionante, e agressividade controlável. Devemos ter muito cuidado na seleção de filhotes, de preferência pedindo ajuda a um especialista na hora da seleção do filhote, para evitar cães ou muito tímidos ou muito agressivos.

O Malinois é muito ligado normalmente a duas pessoas na casa, as mais dominantes, e gosta das outras, mas se não conviver desde cedo com outros pets, dificilmente vai aceitá-los (mesmo cadelas da raça).

Normalmente os Malinois são cães de agressividade alta, com muita necessidade de muito entretenimento e exercício. Não é um cão para um dono principiante, pois se o mesmo não souber se colocar, vai acabar virando refém do cão.

O Malinois pode viver em apartamento desde que seja exercitado diariamente, de preferência sem guia e por longos peíodos (mais de uma hora). Mas o ideal é que viva no mínimo numa casa com quintal médio. Apesar de preferir o clima frio, é bem adaptável ao calor.

Os machos têm altura variando entre 61 a 66 cm e as fêmeas entre 56 a 61 cm. A expectativa de vida deste cão é de mais ou menos 14 anos.