domingo, 23 de janeiro de 2011

## OS PRINCIPAIS CÃES DE GUARDA E PROTEÇÃO ##


PASTOR ALEMÃO
O CÃO MAIS VERSÁTIL DO MUNDO
por Joel Bunas
 
MATÉRIA PUBLICADA EM 28/06/2007
 
Inicialmente a raça foi criada com um único propósito: pastorear ovelhas. Com o passar do tempo foram descobertas outras aptidões deste magnífico cão. Hoje a raça “Pastor Alemão” é reconhecida no mundo inteiro por sua versatilidade, pois é capaz de executar com destreza diversas tarefas.
 
Cão Policial
 
O Pastor Alemão é o cão mais utilizado para o trabalho policial. Além de ser extremamente confiável, reúne diversas qualidades num único animal (coragem, inteligência, equilíbrio e notável vigor físico).
 
Cão policial em ação.
 
Cão de Resgate
 
Capaz de trabalhar sob situações de extremo risco e dotado de um faro apurado, tem sido uma das raças mais utilizadas em missões de resgate a vitimas de catástrofes, superando até os mais modernos meios de detecção por equipamentos.
 
Policial preparando seu cão para demonstração de resgate (A Police K-9 Unit).
 
Cão de Guarda
 
Por instinto defende ferozmente seu território e as pessoas com quem convive, porém pode ser condicionado para permitir a entrada de visitantes sob o comando de seu dono. Sua pelagem de coloração escura, funciona como uma camuflagem sendo difícil notar a sua aproximação no escuro (atributo importante num cão de guarda).
 
Figurante Adilson (AC adestramento)
recebendo o Cão Thor em Ataque Lançado
 
Cão de Proteção
 
Incorruptível e com forte efeito moral. Muitas vezes, somente a sua presença evita qualquer ação. Valente e ao mesmo tempo equilibrado, é capaz de prever situações de perigo e aproximação de pessoas mal intencionadas. Quando bem treinado, responde rapidamente até aos mais discretos comandos de ataque. Determinado e totalmente confiável, jamais expõe seu dono ao risco.
 
Cão de Auxilio a Deficientes
 
Devido ao seu caráter, morfologia e facilidade para o treinamento é bastante utilizado como Guia de Cegos, Cão de Ajuda a Surdos entre outros. Inteligente e equilibrado, é capaz de reconhecer e evitar situações de perigo ao seu dono deficiente.
 
Pastor de Ovelhas
 
Atualmente, pouco utilizado para esta função. Porém capaz de exercê-la com eficiência. Hoje superado por raças como Kelpie e Border Collie, é raro vê-lo pastoreando ovelhas.