segunda-feira, 31 de maio de 2010

O período de socialização

Como o seu nome indica, o período de socialização representa para os cachorros uma fase de aprendizagem da vida social. Começa por um período de atracção (não têm medo de nada) e prossegue geralmente por um período de aversão (medo de tudo o que é novo). Os cachorros tornam-se progressivamente capazes de comunicar, e adquirem o sentido da hierarquia interpretando as represálias maternas, os sinais olfactivos e de postura.
Se, por falta de tempo ou de observação, não se aproveita o período de atracção do cachorro (geralmente 3 a 9 semanas) para o acostumar ao seu futuro ambiente, será muito mais difícil rectificar os maus hábitos adquiridos.
Este período, extremamente sensível e maleável, pode ser explorado pelo proprietário ou criador para:- favorecer os contactos com os futuros proprietários (em especial com as crianças) caso se trate de um animal de companhia, e com os indivíduos com os quais deverá conviver em paz (carteiros, gatos, ovelhas),- habituar o cachorro aos estímulos que encontrará na sua vida futura (barulhos, odores de roupa, tiros se tratar de um cão de caça como o Setter ou o Perdigueiro, carros, helicópteros, etc.),- reforçar a aprendizagem da hierarquia, impondo-lhe, se necessário, posturas de submissão (segurando-o pelo dorso ou pela pele do pescoço). Pelo mesmo método, é possível reforçar os comportamentos desejados e reprimir as actividades indesejadas;- motivar os contactos entre cachorros, sancionando aqueles que ainda não controlam bem a intensidade da sua mordida,- observar o comportamento dos cachorros para poder orientar a escolha dos futuros proprietários, em função do carácter de cada um. As tendências para a dominância podem ser percebidas a partir desta época, através de jogos, de imitações sexuais e dos comportamentos alimentares. Em algumas raças (Cocker, Golden), a agressividade tornou-se mesmo um motivo de não confirmação.- muitas atitudes ditas "naturais" podem ser adquiridas durante este período, principalmente se a mãe estiver habituada a esses estímulos e de evidenciar uma postura calma junto da sua ninhada durante o período de aversão.
Posto isto, aconselham-se classicamente dois períodos propícios para a venda dos cachorros:- a partir da 7° semana, se o proprietário entende de educação canina e deseja adquirir um cachorro "maleável";- no final do período de aversão (pela 12° semana), se o cliente procura um cachorro "pronto", que já tenha sido socializado e ensinado por um profissional.
Em todos os casos, será sempre útil orientar a escolha do futuro proprietário, de modo a obter um cachorro adaptado às suas exigências (ver os testes comportamentais de Campbel). Também devem ser dados conselhos de socialização que deverão ser posteriormente reforçados pelo apoio do Médico Veterinário durante a consulta pós-compra.
Para evitar uma ligação demasiado forte do cão ao seu dono (que frequentemente se traduz em danos ambientais quando o cão é deixado sozinho), será bom lembrar do fenómeno natural de "desligamento" que ocorre antes da puberdade quando o cachorro é deixado com a mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário