sexta-feira, 14 de junho de 2013

Trabalho de formação de guarda e proteção.

Antigamente não se tinha um conhecimento maior sobre o treinamento de guarda e proteção.
Aqui no Pará, chamávamos esse trabalho de Ataque e desde o inicio ensinávamos
o cão a nos defender de um bandido, ou seja, o cão aprendia a trabalhar desde o
inicio num enorme stresse por isso o cão treinava , com grande insegurança. Cães mordiam de ponta de boca e com muitos rosnados, na maior parte das vezes, prontos para fugir. A pessoa que fazia o papel do bandido era o "cobaia", no geral uma pessoa muito simples que não tinha qualquer conhecimento sobre comportamento e que bastava ser corajoso. 

Na maior parte das vezes, para os "cobaias", ter coragem significava ganhar dinheiro e
sobreviver através desse treinamento, no entanto usar a cabeça e saber o que se
fazia, não era algo permitido a eles. Nesse tipo de trabalho, raríssimos cães "sobreviviam" e a
maior parte era estragada, pois não se tinha qualquer técnica para esse serviço.


Ainda hoje vemos muitos desse trabalho sendo utilizado aqui pela região, frequentemente em provas aonde se exigir do cão, uma formação de proteção,vemos cães fugindo,mordendo com aponta da boca, se o figurante pressionar o cão foge, sem nenhuma base de formação  de proteção, outro ambiente que  vemos cães propriamente estragado são de empresas e guarda de residencia, indivíduos vende esse serviço dizendo que o cão vai se tornar um excelente protetor,mas na realidade o cão se torna um mordedor por medo, latir por medo, e na agora "H" VAI DEIXAR NÃO MÃO o seu dono,  muitos se a aproveitam da falta de conhecimento dos donos e inventam termos difícil para impressionar, o futuro cliente, é uma das atividades mais fácil de enganar, uma pessoa leiga, infelizmente é uma realidade  a ser dita.
muito importante, treinador saber o que esta fazendo, para evitar problemas futuros, que em alguns casos ,pode ser fatal para o cão e para quem convive com ele, tirando o prejuízo financeiro para os seus donos .

 Coisas que o proprietário que vai querer treinar ,seu cão para guarda ou proteção deve saber: nem toda pessoa que trabalha com exposição de cães é adestrador é chamado de HANDLE, OU SEJA ele é apresentador de cães para exposição salvo as exceções e assim vai . 

Outra coisa importante, quando vc for contratar um adestrador procure ver pelo menos em vídeo em movimento não fotos pra ficar claro o resultado do treinamento, algum trabalho dele, relacionado a que vc está precisando,ex: vc precisa resolver um problema de comportamento cão agressivo se não pude ver ao vivo pelo menos   ele deve ter registrado em vídeo  para ver a pericia do profissional e se ele realmente sabe fazer que ta lhe oferecendo.
 Existi vários TIPOS de adestramento, para trabalho especifico como : guarda de área nesse trabalho cão fica para guardar e não permitir que estranho entre em seu espaço, podendo atacar a pessoa,esse trabalho é o mais comum por aqui na região, outro trabalho é o cão que vai trabalhar com vigia ou vigilante esse trabalho regue, uma abordagem de treinamento diferente e etc
Um dia de treinamento de proteção com o cão Dollar.



dois videos de registro de formação de cães de guarda
 Primeiro vídeo é guarda de empresa

segundo vídeo é guarda de residencial .
.
Para todos que precisam ou vão precisar desse serviços, fica a dica.

Marcio Santos






Nenhum comentário:

Postar um comentário