terça-feira, 27 de outubro de 2009

##Linguagem Canina ##

Por linguagem canina entende-se um sistema qualquer de sinais vocais, táteis, olfativos, visuais, sonoros, e assim por diante, com o qual um ser consegue comunicar a outros seu estado psicológico. Para o cão pode-se falar de uma linguagem baseada em atitudes, sons, odores, gestos, cujo significado muitas pessoas desconhecem totalmente. Dessa compreensão depende o êxito do adestramento para qualquer finalidade: caça, guarda, defesa, procura, esporte, espetáculo, companhia, e assim por diante. Se o dono ou adestrador não conhecem a linguagem canina, ou não a compreendem totalmente, a interpretam mal, seus cães - por natureza sociáveis - vão sentir-se presos numa sociedade incompreensível, não podendo nunca estar felizes nem serem úteis. Tornar-se-ão animais infelizes por causa de donos ou adestradores incapazes: o cão incompreendido fica ansioso, psicologicamente desequilibrado, inútil todo o tempo.
A Ameaça e a Luta
A mímica da ameaça começa pela cauda, que se ergue reta, parada, como um mastro de bandeira. Ao mesmo tempo, os membros parecem enrijecer-se nas articulações e os curtos movimentos são quase coibidos. O cão em atitude de ameaça parece querer mostrar-se maior do que é de fato é, mais corpulento, mais alto: eleva o tronco, eriça os pelos da nuca e do dorso. Se a ameaça é contra outro cão, os olhos ficam fixos, a expressão torna-se dura e áspera. Imóveis o s dois adversários empenham-se numa prova de força psíquica, freqüentemente, a essa altura um dos dois se retrai, não resiste e renuncia à luta.
Anogenital
O homem, cujo sentido principal é a visão. Fita seus semelhantes na zona mais expressiva mais expressiva, o rosto. O cão, cujo sentido principal é o olfato, cheiram seus semelhantes nas partes mais expressivas, ou seja, a zona anogenital. Ali se encontram glândulas cutâneas que secretam substâncias odorosas de grande interesse para o cão, que estabelece (como nós olhando a fisionomia de outro ser humano) o sexo do outro cão, sua idade, suas condições de saúde e de ânimo. Além disso, o ato de cheirar é indicativo da posição hierárquica. O macho de grau superior tem direito à verificação anogenital de todos os machos inferiores, das fêmeas e dos jovens.
Arfagem
Assim como homem sua para manter constante a temperatura do corporal, o cão arfa para eliminar excesso de calor interno, já que não tem glândulas sudoríparas (nele elas só existem na planta dos pés). Por esse motivo o cão, para seguir um semelhante em determinado caminho, tem o hábito natural de procurar no solo a pista deixada pelo suor dos pés.
Audição
Depois do olfato, a audição e o principal sentido canino. Daí decorre uma mobilidade das orelhas que, freqüentemente, indica sentimentos e que, portanto, pode facilitar a compreensão da linguagem do cão.
Brincadeiras
Em todas fases da vida o cão é brincalhão, brincando, o cão adulto libera seus impulsos freqüentemente contidos na convivência com o homem.
Cauda
Nas diversas raças, a cauda assume variedades, formas e tipos. A cauda nos informa vários estados psicológicos do cão por ex: se o cão está com a cauda entre as pernas, ele está amedrontado, se o cão balança a cauda para você, significa que ele é amigável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário