segunda-feira, 5 de outubro de 2009

##A realidade sobre profissão de adestrador##

Como escolher um adestrador?
Cuidado! Profissão não é regulamentada no Brasil, abrindo margem aos "picaretas"
O adestramento, muitas vezes, é necessário para algumas raças de cães ou determinadas situações especiais. São candidatos ao adestramento os cachorros de raças grandes, difíceis de serem conduzidos durante um passeio, ou ainda os cães que "levam" o dono para passear. Além deles, deve se adestrar aqueles que são totalmente "anti-sociais", que atacam outros animais ou pessoas.Mas como escolher um bom adestrador? No Brasil, a profissão de adestrador não é regulamentada, portanto, qualquer pessoa pode se intitular adestrador de cães. Existem excelentes profissionais, no entanto, há aqueles que, sem experiência alguma ou conhecimento mínimo sobre comportamento animal, tentam "ensinar" os cães de maneira violenta.O diretor de adestramento da Sociedade Valeparaibana Cães Pastores Alemães, Sergio de Oliveira, explica que como todo bom profissional, um adestrador deve ser capaz de cumprir metas estabelecidas, respeitar horários, além de ter boas recomendações de pessoas para as quais já prestou serviços.Ele ressalta ainda que como a profissão não é regulamentada, também não existe um órgão que fiscalize os profissionais nem que exija habilitação formal. Mas, segundo Oliveira, a observação de alguns itens podem ajudar na hora de escolher o adestrador.Na opinião de Oliveira, um bom adestrador deverá indicar antigos clientes como referências, que devem ser conferidas pelo dono do cão. "O profissional deve ser capaz de avaliar o animal e ajudar o seu dono na decisão correta de como e o que trabalhar no animal", lembra o diretor de adestamento.
SINCERIDADE - Oliveira ressalta ainda que o profissional precisa ser idôneo e responsável para contra-indicar determinados tipos de treinamento, por exemplo, proteção, quando o animal não for apto ou não tiver temperamento para tal serviço, mesmo que o proprietário insista nisto. "Se mostrar interessado no animal e trabalhar de forma dinâmica e motivada", acrescenta.
"O profissional deve repassar informações sobre o andamento do treinamento de forma freqüente e clara, não deixando dúvidas sobre o trabalho realizado, além de estabelecer e cumprir metas e prazos", explica o diretor.Outra importante orientação é que o contratante deve participar periodicamente das aulas. O adestrador deve orientá-lo sobre o manuseio correto do cão, comandos e reações do animal. "É importante ainda que o profissional informe ao proprietário o tipo de cão que ele tem em mãos e qual a melhor forma de interação com ele", conclui.
texto retirado do site www.svcpa.org
A Sociedade Valeparaibana de Cães Pastores fica na rua Santarém, 724, no Parque Industrial, em São José dos Campos. Site: www.svcpa.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário