quinta-feira, 22 de outubro de 2009

##A logistica da utilização do cão na vigilancia privada#

“O número de cães e homens necessários para a execução de uma segurança eficiente varia de acordo com cada empresa, em que são avaliadas a estrutura e a particular necessidade de cada uma”. Treinamento específico voltado para a segurança garante a particularidade dos cães de guarda. o treinamento dos cães para o serviço de segurança deve ser voltado para esta atividade, portanto, é um aprendizado especial, que deve respeitar a idade, a raça e o comportamento particular de cada animal. "Os cães devem ser treinados de forma a proteger o território ou a defender os homens responsáveis pela vigilância. No primeiro caso, podem começar o treinamento por volta dos sete meses e deverão ter atitude de proteção territorial independentemente de comandos. Já os cães destacados para a proteção dos homens serão exemplares mais tranqüilos e que deverão atacar somente perante comandos específicos. Neste caso, o treinamento deve ser iniciado por volta dos oito meses de idade.O treinamento dos cães deve prever a utilização de armas de fogo, normalmente os vigilantes trabalham armados e os cães devem ser treinados para não temer o estampido. Ao contrário, o objetivo é que ao ouvirem o disparo de uma arama de fogo percebam que esse é o código para que mudem o comportamento e se preparem para entrar em ação". o homem que realiza a ronda com o cão pode portar uma arma ou bastão. "É de praxe que o animal seja treinado para reagir de forma tranqüila ao estampido ou à aproximação de um estranho com algum armamento".
Treinamento de Pessoal e Supervisão ContínuaO treinamento dos vigilantes e dos profissionais que serão responsáveis pelo manejo dos animais é fundamental para que a integração entre esses equipamentos (cães, homens) seja eficiente. o trabalho deve ter atuação com procedimentos especiais, integrando cão e condutor. "Administramos treinamentos específicos destinados aos vigilantes, porteiros e seguranças. Sempre direcionando a melhor aplicação dos cães de guarda". O responsável que conduzirá o cão pelo interior de uma empresa, obra ou estabelecimento comercial deve ser treinado para ser capaz de comandar um ataque, assim como dar ordens para que o cão fique tranqüilo, não demonstrando agressividade. "O trabalho deve começar a ser implementado desde o recrutamento do homem, selecionando o que possui maior capacidade de condução do animal. Devem sempre ser respeitadas as características próprias de cada animal a utilização dos equipamentos de proteção individual essenciais à segurança do cão e do condutor".
O Custo da Integração e o resultado em empresas que já implementaram o sistemaNormalmente as empresas que optam pela utilização de cães como instrumentos de otimização da segurança são de médio a grande portes, devido ao fato de o trabalho se tornar mais profissional e mais objetivo, ou seja, se o cão não estiver atuando de forma condizente com o trabalho de segurança desejado, pode ser substituído por outro. muitas empresas utilizam com sucesso a segurança integrada entre cães, homens e equipamentos eletrônicos. "Hoje, empresas de telefonia utilizam normalmente, para cada antena de detecção, um cão treinado, um sistema de alarme com quatro pares de sensor ativo, um CFTV digital com duas ou quatro câmeras e algumas dispensam a contratação de vigilantes. Tem cães em shoppings empresas de construção civil, onde uma obra de aproximadamente 4 mil metros quadrados utiliza um ou dois cães, um sistema de alarme com quatro ou seis pares de sensores ativos, mais sensores passivos no interior do almoxarifado e do plantão de vendas e que também não utilizam porteiro ou vigilante", destaca.
"Sempre que alguém nos procura é porque passou por problemas com roubos ou falha na segurança. Após a implantação dos cães na segurança 90% das empresas não apresentaram mais esses tipos de ocorrências. "No caso das empresas de telefonia que utilizam o sistema completo (cão, alarme e CFTV) na região sul do país, apresentaram nos anos de 2005 e 2006 índice zero de vandalismo. Comparando com as antenas de telefonia que não contaram com a utilização desse sistema e triplicaram o índice de roubo de cabos e baterias.
"procure profissionais capacitados em analisar qual a aplicação dos cães para cada necessidade de segurança, ou seja, se os cães serão utilizados para proteger os homens ou o território, ou ainda em uma situação mista em que a proteção é direcionada aos dois.
Para o emprego de cães, é solicitada a construção de canis confortáveis de modo que possam viver confortavelmente quando não estão trabalhando e possam contar com merecidas horas de descanso. As instalações devem ser totalmente de alvenaria com porta que proporcione o fechamento, de maneira que não permita que estranhos lancem alimentos ou tentem qualquer tipo de comunicação. Dessa forma, previne-se a torção de estômago ou estresse após a refeição.
"Recomendamos uma construção de no mínimo 2,50 metros de largura, por 5 metros de comprimento e 2 metros de altura, dividido entre abrigo e solário". O local deve ser limpo no mínimo uma vez por dia com produtos adequados, como cloro, pinho (ou outros bactericidas) e repelentes de insetos. O banho dos cães deve ser proporcional aos dias de calor, ou seja, no calor eles podem tomar banho uma ou até duas vezes por semana. Deve ser ofertada uma alimentação industrializada de boa qualidade, diminuindo assim a quantidade de fezes e aumentando a digestibilidade. A água deve ser servida em abundância e trocada regularmente. O acompanhamento veterinário é fundamental para garantir um trabalho saudável e eficaz. "A importância do acompanhamento constante de um cinófilo, ou seja, da pessoa que vai trabalhar com o cão. O vigilante que conduzirá o cão também pode ser treinado de modo que observe sintomas de pequenas enfermidades, como por exemplo uma orelha caída, uma pata machucada, queda excessiva de pêlos, rejeição do alimento ou muita coceira. É fundamental ter um plantão 24 horas da empresa responsável pela locação dos cães, pois em qualquer emergência o cinófilo ou vigilante pode entrar em contato requisitando um veterinário. Este por sua vez deve contar com os serviços de uma clínica que ofereça raio-x e exames laboratoriais em esquema de plantão, visto que em muitos casos não é possível aguardar até o dia seguinte.
Raça mais indicadas para executar segurançaDobermann - Cão muito famoso no trabalho de guarda. Atualmente está em desuso devido ao aprimoramento da raça Rottweiler e a cirurgia nas orelhas. Porém, continua um excelente cão de guarda e para efetuar ronda com vigia ou porteiro. Também é indicado para a proteção territorial, visto que late muito e amplia o alerta.
Pastor Alemão - Cão muito conhecido por transmitir respeito e não temor, devido à sua postura séria e não agressiva. É uma raça utilizada tanto para guarda territorial como para ronda e proteção dos homens. Ainda é muito utilizada, mas é comum a queixa de vigilantes e proprietários referente à constante queda de pêlos, gerando dificuldade de locomoção em viaturas. Mas sem dúvida, é o cão de guarda mais famoso do Brasil.
Rottweiler - Despontou no mercado como cão de guarda há aproximadamente 15 anos. É um excelente guarda territorial, de proteção aos homens e indicado para acompanhamento. Caracteriza-se por ter pêlo curto (muito satisfatório) e não latir muito. Não tem como prática avisar sobre a invasão do território, o que pode ser vantagem em alguns casos. É famoso no mercado de segurança e indicado para qualquer trabalho cuja necessidade seja uma ostensividade extra.
Fila Brasileiro - Excelente cão de guarda territorial. Porém, para guarda pessoal e ronda, é inviável devido ao seu tamanho, fator que dificulta seu transporte no interior de viaturas. A raça é muito utilizada por fazendeiros e proprietários de grandes territórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário